Melhores lentes de grau: confira quais são
April 7, 2022Uma das principais preocupações após sair da consulta com o oftalmologista é saber escolher as melhores lentes do futuro óculos de grau. Afinal, não é só sobre encontrar a lente ideal para o problema de visão diagnosticado, mas também considerar a marca ideal de lente para óculos, a estética dos óculos e a espessura final.
São tantas informações que pode ficar difícil fazer a escolha certa para não ter lentes grossas ou um óculos que o preço final saia totalmente do orçamento disponível para a compra. É por esse motivo que neste conteúdo vamos compartilhar nossas expertises sobre como escolher as melhores lentes de grau para quem precisa de óculos novos.
Como escolher as melhores lentes de grau para cada caso
Cada pessoa é diferente uma da outra, isso é fato. Então, porque as lentes de grau seriam as mesmas para todos os casos? Há diferentes requisitos e necessidades para cada um e eles influenciam completamente na hora de escolher seus óculos de grau.
Primeiro, é preciso saber qual o diagnóstico e tratamento necessário de acordo com a receita do oftalmologista. Pois, é ela que vai indicar se serão lentes para visão simples (para ver de longe ou para leitura), lentes progressivas ou bifocais.
Assim, essa informação é de extrema importância, pois cada tratamento exige uma lente específica. Nesse sentido, diversos e diferentes detalhes a serem considerados na hora de escolher a melhor combinação. Entenda para quais casos cada lente é indicada:
Lentes Simples:
Indicadas para casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo. Nesse sentido, as lentes de visão simples, também conhecidas por monofocais, corrigem apenas um campo de visão: longe ou perto. Há diferentes lentes para visão simples. Assim, com elas diferentes índices de refração. E como sabemos, cada tipo de grau demanda uma lente específica.
Lentes Progressivas
Também chamadas de lentes multifocais: recomendadas para casos de presbiopia, também conhecida como vista cansada. Nesse sentido, as lentes progressivas possuem três campos de visão: longe, intermediário e de perto.
Lentes Bifocais:
Diferente das progressivas, as bifocais possuem apenas dois campos de visão: de longe e de perto. Entretanto, também são indicadas para casos de presbiopia. Assim, a escolha de uma ou outra depende da recomendação do seu especialista de confiança.
Por fim, completando a primeira etapa, é necessário saber qual o seu grau antes de escolher a lente do seu óculos. A depender dele, o material, índice de refração, formato e espessura das lentes vão ser alteradas. Por isso, é preciso entender bem qual o grau necessário para que o tratamento da visão e a estética do óculos não sejam afetados negativamente.
Material e índice de refração das melhores lentes de grau
Agora, depois de estabelecer o tipo de lente necessária para o tratamento, é preciso escolher o material dela. Essa etapa é muito importante, pois os materiais possuem diferentes índices de refração. Dessa forma, interferem no resultado final do óculos.
O índice de refração é uma medida de como a luz viaja através de um determinado material. No caso das lentes, é uma forma de quantificar o poder que a matéria-prima tem para mudar a direção dos raios de luz. Assim, acertar o foco.
E quanto maior o índice mais eficiente é a refração. Por isso, uma pontuação mais alta no índice significa que menos material precisa ser usado para obter o efeito desejado. Ou seja, quanto maior o índice de refração, mais finas as lentes dos óculos vão ficar.
Quanto aos materiais das lentes, há cinco diferentes tipos de materiais para a fabricação de lentes para grau. Nesse sentido, a escolha errada pode acarretar desconforto, insatisfação com a estética e resultado final do óculos de grau. Então, confira os cinco principais materiais para as lentes de grau, seu índice de refração, em qual tratamento é utilizado e mais.
Acrílico
Desenvolvido em 1940, as lentes de acrílico são as mais comuns no mercado. Ela oferece leveza e resistência, possui índice de refração de 1.49 e 1.50. Porém, as lentes de acrílico são recomendadas para pessoas com até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo.
Trivex
Com índice de refração 1.53, as Lentes Trivex são indicadas para pessoas com até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 de astigmatismo. Além de proporcionarem mais nitidez são recomendadas para esportistas e crianças, devido a sua resistência.
Policarbonato
Resistentes e duráveis, as lentes de policarbonato são indicadas para quem tem baixo grau. Ou seja, até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo. O índice de refração das lentes de policarbonato é de 1.58 a 1.59. Por isso, é uma boa escolha para quem procura lentes mais finas.
Resina
As lentes de resina são mais indicadas para pessoas com grau moderado a alto. Também, que procuram por óculos finos. Isso se deve pelo fato de possuírem índices de refração mais elevados, sendo de 1.60, 1.67, 1.74 até 1.76.
Vidro
Também conhecidas por lente de cristal ou lentes highlight, oferecem os índices de refração mais altos. Ou seja, conseguem oferecer um maior efeito de lentes finas mesmo para pessoas com graus elevadíssimos, acima de -7 graus. Ela apresenta índices de refração de 1.7, 1.8 e 1.9.
Tratamentos especiais das melhores lentes de óculos
Tratamentos para lentes de óculos são revestimentos aplicados na superfície frontal ou interna das lentes. Assim, são aplicados em uma camada ultrafina de material e possuem diversas finalidades. Geralmente eles facilitam a limpeza do óculos no dia a dia e faz com que as lentes durem mais. Nesse sentido, cada tratamento têm uma função. Dessa forma, é importante conhecê-los antes de escolher quais vão acompanhar as lentes.
Antirreflexo:
Atua como uma barreira para os reflexos indesejados causados por luzes que dificultam a visão. Também faz com que as lentes fiquem mais nítidas. Assim, permitindo que as pessoas consigam nos olhar sem serem incomodados com reflexos de luz nas lentes.
Antirrisco:
O tratamento antirrisco protege as lentes contra arranhões e marcas de desgaste do uso diário.
Proteção UV 100%:
Esse tratamento funciona como um bloqueador solar ao impedir que os raios UV do sol, prejudiciais aos olhos, para que os olhos não os absorvam.
Camada liporrepelente ou oleofóbica:
Esse o tratamento age como uma barreira que repele a gordura. Assim, faz com que as lentes sejam mais fáceis de limpar.
Camada Hidrorrepelente ou hidrofóbica:
Esse tratamento repele a água e faz com que as gotas de água, sujeira e manchas fiquem fora das lentes. Dessa forma, ajudando a manter a limpeza, impedindo que embacem rápido e reduzindo a necessidade de limpá-las regularmente.
Filtro de luz azul:
É o tratamento que filtra os raios azuis potencialmente nocivos vindos das telas de computadores, celulares, tablets. Assim, o tratamento impede que esses raios nocivos cheguem aos olhos e os deteriorem.
Tratamento fotossensível:
Esse tratamento mudará a tonalidade das lentes dependendo da quantidade de luz a que estão expostas. Dessa forma, tornando-a escura ao ar livre e mais clara em ambientes internos. Isso ajuda a proteger os olhos de raios UV e da luz solar direta. Dessa forma, funcionando como um óculos de grau e de sol ao mesmo tempo. Assim, trazendo mais conforto à visão.
Melhores marcas de lentes de grau
Existem diferentes marcas de lentes de óculos de grau no mercado. Dessa forma, cada uma possui sua especialidade. Assim, oferecendo diversas opções e qualidades. Esta é uma lista com as principais marcas do mercado:
- ZEISS®
- Essilor
- Varilux®
- Crizal®
- Hoya
- Kodak
- Transitions
- Tokai Optical
- Lenscope
Melhor lente de grau para miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia
Para cada problema de visão, há uma opção de lente ideal. Principalmente quando consideramos a dioptria. Ou seja, o grau dos óculos. Confira quais as lentes, materiais e índice de refração indicados para cada caso.
Melhores lentes de grau para miopia:
As lentes indicadas para corrigir a miopia são as lentes divergentes. Nesse sentido, sua principal função é fazer com que os raios de luz que estão focalizados na frente da retina sejam redirecionados para ela, como deveria ser. Para isso, os índices de refração e materiais indicados para as lentes são:
- Acrílico: Lentes CR-39: indicadas para baixo grau, ou seja, até -2.
- Lentes de policarbonato 1.58 ou 1.59: para quem possui até 4 graus de miopia.
- Resina: Lentes 1.60 e 1.67: para quem tem miopia acima de 3 graus.
- Lentes 1.74 de resina: para quem tem alto grau de miopia, a partir de 4 graus.
- Resina 1.76: Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais novas do mercado, ideais para graus moderados e altos.
- Lentes de cristal (vidro): para graus elevados de miopia em que as lentes de resina não conseguem atender.
Lentes de grau para hipermetropia:
As lentes que corrigem a hipermetropia são do tipo convergentes. Nesse caso, o erro de refração faz com que a imagem foque atrás da retina, impedindo que a pessoa enxergue objetos próximos com nitidez. Por isso, a lente convergente corrige a hipermetropia focalizamo a imagem na retina. Para isso, os índices de refração e materiais indicados para as lentes são:
- Lentes de acrílico CR-39: para quem tem até 2 graus de hipermetropia.
- Lentes de policarbonato 1.58 ou 1.59: para quem tem até 4 graus de hipermetropia.
- Tipo: lentes de resina com índice de refração 1.6: para quem tem mais de 4 graus.
- Resina: Lentes 1.67: para quem tem acima de 4 graus.
- Lentes de resina com índice de refração de 1.74: para quem possui alto grau de hipermetropia e está em busca de óculos ainda mais finos.
- Lentes de resina com índice de refração 1.76: para quem possui alto grau de hipermetropia e também está em busca de um óculos ainda mais finos .
- Tipo: lentes de cristal (vidro): para graus mais elevados de hipermetropia.
Lentes de óculos para astigmatismo:
O astigmatismo é o erro refrativo em que objetos, tanto próximos como distantes, ficam distorcidos. As imagens ficam embaçadas porque alguns dos raios de luz são focalizados corretamente e outros não. Por isso, os índices de refração e materiais indicados para as lentes de óculos para astigmatismo são:
- Lentes CR-39: indicadas para até 2 graus de astigmatismo.
- Lentes de Policarbonato: até 2 graus de astigmatismo.
- Resina: Lentes 1.67: indicadas para graus mais altos de astigmatismo, ou seja, superior a 2.
- Lentes 1.74: para quem tem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia com mais de 2 graus de astigmatismo.
- Resina: Lentes Tokai 1.76, para quem possui médio e alto grau de astigmatismo.
Lentes multifocais para presbiopia:
A presbiopia é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Ela causa falta de foco e a pessoa começa a afastar ou aproximar os objetos para facilitar a leitura. O grau de presbiopia pode variar a depender da idade, podendo ser leves ou graves.
Para solucionar esses casos, pode-se optar por lentes simples ou lentes multifocais. Para as simples, é necessário alternar entre dois óculos: um para ver de perto e outro para ver de longe. Já com as lentes multifocais é possível ter mais praticidade e usar apenas um óculos.
E após descobrir quais as melhores lentes de grau? Próximo passo
Por fim, agora você sabe os passos básicos para ter a melhor lente de grau:
- Entender o distúrbio que afeta a sua visão.
- Entender o seu grau.
- Escolher a lente recomendada ao tratamento do distúrbio e grau.
- Saber escolher o material com o índice de refração indicado para cada caso.
- Escolher os tratamentos existentes.
Portanto, agora tudo que resta é pesquisar bastante para pagar por um preço justo em lentes que atendam o caso diagnosticado, sejam finas e esteticamente agradáveis. Essa etapa é muito importante porque os preços de lentes de grau variam bastante no mercado óptico e uma boa pesquisa pode prevenir transtornos com o óculos ou a sua compra no futuro.
Para resolver esse problema você deve fazer uma pesquisa online bem detalhada. Você também pode conhecer as lentes de resina mais finas do mercado acessando e se cadastrando na home da nossa página.
Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será publicado