Lentes alto índice: a diferença entre cada uma
April 27, 2022Quem tem alto grau e usa óculos é acostumado com o dilema: lentes grossas, pesadas e esteticamente desagradáveis. Há, no entanto, uma maneira de reverter essa situação com as lentes de alto índice de refração. Por isso, abordaremos hoje: para quem lentes de alto índice são indicadas, a influência na espessura dos óculos, qual a melhor para cada faixa de grau, além dos seus benefícios.
O que é Índice de Refração das lentes de óculos?
Antes de tudo, índice de refração é o nome designado para a capacidade da lente em dobrar os raios de luz e, assim, corrigir a visão de quem tem erro refrativo. De forma mais prática, o índice de refração se refere a espessura de uma lente de óculos. Sendo assim, quanto maior o índice de refração, mais finas são as lentes. Nesse sentido, lentes de alto índice são indicadas para quem tem grau moderado a alto.
Elas são mais fina e mais leve no peso total. Justamente por isso que elas solucionam ou reduzem as principais insatisfações de quem tem algo grau: lentes grossas e pesadas que podem machucar o rosto e ficar com distorções esteticamente desagradáveis. As lentes consideradas de alto índice existentes hoje são: resina: 1.67, 1.74 e 1.76 e as lentes de Cristal/Vidro 1.7, 1.8 e 1.9
Quem precisa de lentes de alto índice?
Lentes alto índice são recomendadas para quem tem alto grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo, que procuram por óculos mais confortáveis, esteticamente mais bonitos, e principalmente, que as lentes sejam finas e leves. Além disso, cada índice disponível oferece diferentes benefícios para os tratamento e graus.
As lentes para alto grau de miopia, por exemplo, possuem bordas mais grossas enquanto o centro é mais fino. Isso faz com que as lentes fiquem mais grossas, causando o efeito fundo de garrafa. Mas, ao escolher lentes de alto índice, ou seja, as mais finas, e combiná-las a um design asférico, armação de aro menor e bordas mais grossas, é possível eliminar ou reduzir esse efeito, enquanto a lente cumpre as necessidades do tratamento.
Já as lentes para tratar alto grau de hipermetropia são mais grossas no centro e finas nas bordas, causando o efeito de olho de boi. Assim como no caso da miopia, as lentes de alto índice combinadas com um design asférico e a armação certa podem reduzir esses efeitos também e proporcionar uma visão mais nítida.
Lentes de alto índice são indicadas para alto grau de astigmatismo também. Como esse é um erro refrativo relacionado ao formato dos olhos — que causa múltiplos pontos focais na visão — acertar as medidas DNP (Distância-Naso-Pupilar) e altura de montagem dos óculos são tão essenciais para se obter lentes mais finas quanto escolher alto índice.
Como são as lentes de alto índice? Características principais
Primeiramente, vale lembrar que o material da lente e como ele é fabricado é o que realmente influencia no seu índice de refração. Por isso, é importante conhecer cada um deles e suas características, para que os resultados — óculos de alto grau — sejam os melhores possíveis.
As lentes de resina com índice de refração 1.67 garantem leveza e resistência, recomendadas para graus moderados como, por exemplo, 4 a 6 graus de miopia ou hipermetropia com astigmatismo. As de índice 1.74 são indicadas para quem tem grau alto grau e está em busca de óculos mais finos. Sendo lentes mais finas que a 1.67. Enquanto as lentes de resina com índice de refração 1.76 são as mais finas nesse material, indicadas para casos moderados a severos.
Lentes de Vidro/Cristal, conhecidas também como highlights, são indicadas para graus muito altos, como -20 de miopia, por exemplo. Esse material de lente possui o maior índice de refração entre todos os materiais. No entanto, é mais pesado e apresenta mais distorções e efeitos estéticos indesejados.
Qual a lente de alto índice mais fina?
É fato que as lentes de alto índice são as mais finas que existem para óculos. Mas, qual delas é a mais fina de todas? Qual a diferença de espessura entre cada índice de refração? Para isso, é necessário compará-las, considerar suas características individuais e como elas ajudam no tratamento e adaptação com os óculos.
Portanto, observe a diferença de espessura entre lentes alto índice x convencionais mais comuns:
- 1.67 x CR-39: as lentes de resina 1.67 são, em média, 35% mais finas que as lentes mais comuns, as CR-39.
- 1.74 x CR-39: já as lentes de resina 1.74 são em média 50% mais finas do que as CR39 comuns.
- 1.76 x 1.67: as lentes de resina 1.74 são em média 30% mais finas do que as lentes de resina 1.67.
- Lentes de vidro: as lentes de vidro apresentam os índices mais altos, como as 1.7, 1.8 e 1.9. No entanto, elas não são mais leves que a resina, devido ao seu material.
Benefícios das lentes de alto índice
As lentes de alto índice são as melhores opções e mais finas para quem tem alto grau. Mas além desse importante fator, há ainda mais vantagens e benefícios.
- São mais finas e mais leves: muito mais finas devido à sua capacidade de dobrar a luz. E quanto mais a lente dobra a luz, mais fina e mais leve ela será.
- São mais confortáveis para miopia ou hipermetropia: por serem mais leves, as lentes de alto índice são mais confortáveis para uso prolongado. Com seu design leve, alto grau não precisa ficar constantemente ajustando-as e não pesam no nariz e orelhas.
- Variedade maior de armações para escolher: por causa da espessura e leveza, lentes alto índice são compatíveis com quase todos os tipos de armações. Dessa forma, elas oferecem, principalmente para quem tem grau alto, a flexibilidade de escolher entre uma ampla variedade de armações.
- Lentes de alto índice com design asférico reduz distorções, melhorando a aparência das lentes: as lentes de alto índice com desenho asférico são mais planas, levando a uma redução dos efeitos estéticos indesejados e, consequentemente, a uma melhor aparência.
Desvantagens das lentes para grau alto
A principal desvantagem das lentes de alto índice é o seu preço. Como elas são feitas através de um processo de fabricação especial, é necessária uma habilidade excepcional para cortá-las. Devido a isso, normalmente custam significativamente mais caras do que as lentes padrão.
Além disso, por conseguirem absorver mais luz e dobrá-la, essas lentes são normalmente mais reflexivas do que lentes comuns. Por isso, o revestimento antirreflexo é necessário às lentes de alto índice, para melhorar a nitidez da visão e conforto ocular. Entretanto, no mercado óptico tradicional, esse tratamento pode aumentar o custo final dos novos óculos.
Lentes mais finas para grau alto
Por fim, após descobrir 1. A real diferença entre as lentes mais finas e as tradicionais; 2. Além da diferença de cada índice de refração e os graus que cada um atende, proporcionando a melhor espessura para os óculos; o mais importante é pesquisar bem antes de ir às compras do novo óculos de grau.
Dessa forma é possível encontrar os melhores preços para as lentes realmente mais finas e com os tratamentos necessários. Isso porque o preço das lentes, principalmente as de alto índice tende a variar bastante entre uma óptica e outra.
Então, para saber mais informações sobre lentes mais finais, além de conhecer a lente de resina com a patente de mais fina do mundo, é só acessar nossa home e conferir.
Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será publicado