Lentes Mais Finas

Mais artigosLentes finas

Lentes para alto grau: lentes mais finas para óculos sem distorções

May 10, 2022

Quando se tem grau alto, escolher as melhores lentes de óculos nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, no artigo de hoje mostraremos como escolher as melhores lentes para grau alto de miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Sendo lentes mais finas, capazes de reduzir as distorções estéticas que tanto incomodam. Abordaremos opções de lentes para óculos de grau e também lentes de contato.

Alto grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo

O alto grau é classificado de acordo com a quantidade de dioptrias (graus) do desvio ocular. Dioptria nada mais é do que a unidade usada para classificar o erro de refração. Ou seja, 1 grau é igual a 1 dioptria. Nesse sentido, cada desvio possui sua própria classificação para alto grau, sendo:

  • Alto grau de miopia: acima de -6 graus.
  • Grau alto de hipermetropia: acima de +5,25 graus.
  • Grau elevado de astigmatismo: acima de -3 graus.

O diagnóstico para alto grau é feito por um profissional de saúde ocular. No entanto, é importante se atentar aos sintomas. No caso do astigmatismo, por exemplo, os principais sinais são: visão embaçada e dificuldade para enxergar à noite.

Já quem possui grau alto de hipermetropia costuma apresentar dificuldade para enxergar de perto, além de que o grau elevado pode evoluir para estrabismo. Além disso, dores de cabeça também são comuns, principalmente em atividades como leitura ou trabalho no computador.

Por outro lado, a miopia severa causa visão embaçada ao enxergar objetos distantes. Embora não leve à perda de visão, pessoas com essa condição têm um risco maior de desenvolver doenças que ameaçam a visão, incluindo: descolamento da retina, glaucoma, catarata e degeneração macular.

As lentes para grau alto: como são

A principal característica das lentes indicadas para grau alto está no índice de refração, que costuma ser acima de 1.6. Dessa forma, as lentes de óculos indicadas para graus altos são conhecidas como lentes de alto índice de refração.

Esse índice mede a velocidade de refração da luz na lente, para corrigir o problema de visão e também se refere a espessura da lente. Além disso, quanto maior o índice de refração, mais fino, leve e com menos efeitos estéticos indesejados nas bordas ou centro da lente os óculos podem ficar.  

As lentes de alto índice costumam ser feitas em resina, o que resulta em óculos mais finos, leves e confortáveis. Outra característica das lentes com alto índice de refração é que elas minimizam e, dependendo do caso, até eliminam as distorções estéticas comuns de graus altos.

Além disso, o resultado do efeito estético indesejado nos óculos de alto grau variam de acordo com cada problema de visão. Por exemplo, as lentes para hipermetropia podem causar o efeito “olho de boi”, por causa da sua característica de ser mais fina nas bordas e mais grossa no centro.

Já nos casos de miopia corre-se o risco dos óculos ficarem com o indesejado aspecto “fundo de garrafa”, já que as lentes são mais grossas nas bordas e mais finas no centro. Para quem tem astigmatismo, a preocupação está na grossura das bordas que podem ficar mais espessas, dificultando a visão periférica.

Melhores lentes de óculos para grau alto e índice de refração

Para garantir óculos realmente mais finos, leves e confortáveis, para grau moderado, alto ou elevado, a escolha deve ser por lentes  com maior índice de refração. Por isso, conheça as lentes mais finas para grau alto

  • Lentes de policarbonato 1.59: lentes duráveis e resistentes, com índice de refração 1.59. Essa lente é indicada para quem tem até 4 graus, proporcionando óculos finos.
  • Lentes de resina 1.67: essas lentes são leves e finas, e são geralmente recomendadas para quem tem entre 5 e 6 graus.
  • Resina 1.74: chegam a ser pelo menos 35% mais finas que as lentes de policarbonato. Essa lente é adequada para quem tem mais de 8 graus.
  • Lente de resina 1.76: são as lentes em resina com maior índice de refração do mundo, ideais para graus moderados e altos.
  • Lentes de vidro/cristal: indicadas para graus elevados de miopia (acima de -20) e hipermetropia (acima de +12).

Lentes para grau alto que reduzem efeitos estéticos indesejados

Além do índice de refração, outra característica extremamente importante para evitar efeitos estéticos indesejados nos óculos com grau alto é o design das lentes, que deve ser asférico. Por isso, lentes de alto índice com design asférico reduz distorções, melhorando a aparência das lentes. Isso porque elas são mais planas, levando a uma redução dos efeitos estéticos indesejados e, consequentemente, a uma melhor aparência.

Lentes de contato para alto grau

Além das lentes para óculos de grau, também é possível tratar graus altos de miopia e hipermetropia com lentes de contato. Essas lentes são bem similares às lentes de contato para baixo grau, já que também são feitas de silicone hidrogel e precisam de limpeza frequentemente.

No entanto, ao contrário das lentes para óculos de grau, há restrição de grau para lentes de contato. Atualmente, só existem lentes que atendam até -20 graus de miopia e +15 de hipermetropia. Dessa forma, por causa da restrição de graus atendidos no mercado, nem todos com alto grau conseguem usar lentes de contato.

A armação adequada para grau alto: entenda

Assim como escolher as lentes mais finas, também é necessário escolher a armação correta quando se tem alto grau. Isso porque o material e o estilo da armação também influenciam na espessura dos óculos. O tamanho da armação, por exemplo, pode ajudar a disfarçar o grau da lente. Dessa forma, uma prescrição alta é muito menos perceptível em uma armação menor.

Além do tamanho, o formato da armação também faz diferença. Para grau alto, o ideal é escolher armações redondas ou ovais. Isso porque as armações redondas têm uma largura de lente menor que ajuda a reduzir a espessura da lente. Já uma moldura oval pode ser uma ótima opção porque reduz a espessura e a distorção da lente.

Curiosamente, até o material da armação também pode interferir no resultado final dos óculos. Embora muitos prefiram armações mais finas às armações de plástico mais grossas, elas realmente ajudam a esconder a espessura das lentes melhor do que outros materiais.

Portanto, a regra é simples: armações de aros mais grossos proporcionam melhores resultados em óculos com lentes para alto grau. Nesse sentido, a espessura extra de lentes de alto grau fica mais visível em armações sem aro, semi-aro ou mesmo armações de aro mais finos.

Escolhendo lentes mais finas para grau alto

Como vimos até aqui, para quem tem grau alto, é importante se atentar a vários pontos antes de fazer os óculos de grau para se ter um bom resultado. Portanto:

  • Antes de tudo, lembre-se de escolher uma lente com alto índice de refração, de acordo com o grau necessário.
  • Escolha a armação com o tamanho de aro mais adequado para cada grau, pois elas também influenciam na espessura dos óculos.

Além disso, pesquise online pelas melhores lentes mais finas e os seus preços. Assim, você garante óculos mais finos, leves e sem distorções, com muito mais economia.

Aproveite para conhecer as lentes de resina mais finas do mundo, as Lentes Tokai 1.76, que conta com design asférico, ideal para graus moderados a altos. Na nossa home Lentes Mais Finas é possível encontrar todas as informações sobre as Lentes Tokai 1.76, ver resultados e depoimentos, além de poder calcular o valor para o grau da sua receita.

Fonte:

All About Vision | Eye Wiki | Vision Center | Online Opticans UK

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado