Lente para corrigir miopia: como é como escolher a melhor
May 13, 2022Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 59 milhões de pessoas no Brasil têm miopia. Esse número equivale a mais de 25% da população. Já em todo o mundo, o número chega a 2,6 bilhões. A miopia é o erro de refração visual mais conhecido, porém nem todo mundo conhece suas causas ou a lente para corrigir miopia.
Por isso, explicaremos como são as lentes para corrigir miopia: divergentes, também conhecidas como côncavas. Além das suas principais características e também, quais as lentes de contato que corrigem miopia.
Erro de refração: a visão de quem tem miopia
Antes de tudo, é importante saber que a miopia é um erro de refração. Isso significa que em uma visão normal, o feixe de luz do ambiente que passa pela retina forma a imagem que proporciona a visão exatamente na Retina. Contudo, no olho acometido por um erro de refração, essa luz é desviada e não chega a formar a imagem na retina, fazendo com que a pessoa não enxergue com nitidez.
No caso da miopia, o globo ocular é muito longo ou a córnea muito curva. Desse modo, a luz que entra no olho não é focada corretamente, formando a imagem antes da retina e fazendo com que os objetos distantes fiquem desfocados. Ou seja, quem tem miopia tem dificuldade para enxergar os objetos próximos. A imagem abaixo mostra como é um olho míope.
Por esse motivo, alguém com miopia ainda não diagnosticada pode apresentar sintomas como fadiga ocular excessiva, dor de cabeça, visão embaçada ou borrada, lacrimejamento, necessidade de apertar os olhos para enxergar e dor por forçar a visão.
Embora não se saiba qual é a causa exata da miopia, algumas evidências apontam para um pré-tendência genética. Ou seja, se um ou ambos os pais são míopes, há uma chance maior de seus filhos serem míopes. Contudo, a miopia também pode ocorrer devido a fatores ambientais ou outros problemas de saúde.
Qual a lente para corrigir miopia?
No caso de miopia, há um tipo de lente para óculos específica para o seu tratamento: as lentes divergentes ou côncavas. Elas possuem pelo menos uma superfície que se curva para dentro. Ou seja, ela espalha os raios de luz refratados através dela, por isso o nome divergente. Além disso, lentes côncavas são mais finas no centro e mais espessas nas bordas.
Já quando o assunto são as lentes de contato que corrigem a miopia, há duas indicadas ao tratamento, sendo lentes esféricas e tóricas. As lentes de contato esféricas corrigem, geralmente apenas miopia e hipermetropia. Há seis tipos de lentes esféricas, e sua classificação depende da forma de seus lados, se são côncavos, convexos ou planos.
Já as lentes de contato tóricas corrigem o astigmatismo, que pode ou não estar associado à miopia e à hipermetropia. Estão disponíveis no formato gelatinoso ou rígido. Possuem curvaturas e espessuras diferentes em vários ângulos e devem ser prescritas por um oftalmologista. Entretanto, há outros aspectos importantes a serem considerados antes de escolher uma lente de contato, como o grau necessário, por exemplo.
Características das lentes côncavas ou divergentes
Uma lente côncava também é conhecida como lente divergente porque tem a forma arredondada para dentro, no centro e se projeta para fora, através das bordas, fazendo a luz divergir. São usadas para tratar a miopia, por fazerem os objetos distantes parecerem maiores do que são.
As lentes côncavas têm pelo menos uma superfície curvada no interior e podem formar tanto imagens reais quanto virtuais. Quando estão tratando a miopia a lente faz com que os raios de luz divergem antes de atingir a lente do olho, de modo que a imagem se forma na retina. Uma lente côncava é uma lente que diverge um feixe de luz reto da fonte para uma imagem diminuída, vertical e virtual. Como mostra a imagem abaixo:
Estética das lentes que corrigem miopia: efeito fundo de garrafa
A principal característica das lentes côncavas está relacionada ao seu formato estético: elas são mais finas no centro e mais grossas nas bordas. Isso faz com que as lentes pareçam ainda mais grossas do que o normal, principalmente em pessoas que precisam de óculos de alto grau.
Outro efeito que esse tipo de lente costuma causar, principalmente em casos de alto grau, é o de fundo de garrafa ou olhos pequenos. No entanto, os dois problemas podem ser resolvidos com lentes de alt índice de refração e design asférico. Deste modo, é possível obter lentes mais finas e diminuir o efeito fundo de garrafa.
Poder de refração das lentes para corrigir miopia
Um fator que pode ajudar a corrigir casos de miopia é escolher o índice de refração ideal para cada grau. Ele é quem verdadeiramente dita a espessura final da lente pois é o índice capaz de quantificar o poder que a matéria-prima tem para mudar a direção dos raios de luz e, assim, acertar o foco.
Ou seja, quanto maior o índice de refração, mais finas serão as lentes e mais luz elas serão capazes de dobrar. Para casos de miopia de alto grau, as lentes de alto índice são a melhor escolha, pois possibilitam lentes mais finas. Cada tipo de material apresenta um índice de refração diferente, são eles:
- Lentes Policarbonato 1.59: indicadas para quem tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo.
- Lentes de Resina: 1.60 e 1.67: para pessoas com grau moderado, ou seja, acima de 4.
- Resina de alto índice: 1.74 e 1.76: indicadas para pessoas com grau alto, ou seja, acima de 8.
- Lentes de Vidro/Cristal: indicadas para pessoas com grau alto a elevado, acima de – de 20 de miopia e +12 de hipermetropia.
Importância do antirreflexo nas lentes de miopia
Todas as lentes podem e devem receber tratamentos premium, como antirrisco e proteção UV, por exemplo. Entretanto, há um tratamento recomendado a todas as lentes para tratar miopia: o antirreflexo. Ele é especialmente importante para as lentes de miopia: elas absorvem mais luz, causando reflexos que impedem os outros enxergarem os olhos de alguém que usa óculos. Além disso, esses reflexos também dificultam atividades como dirigir a noite.
O antirreflexo é ainda mais recomendado para as lentes mais finas para correção de miopia. Por conseguirem absorver mais luz e dobrá-la, essas lentes são normalmente mais reflexivas do que lentes comuns. Por isso, o revestimento antirreflexo é necessário para melhorar a nitidez da visão e conforto ocular.
Lentes de contato para corrigir miopia
Há duas lentes de contato usadas para corrigir a miopia. A primeira: lentes esféricas, que possuem pelo menos uma superfície esférica e corrigem apenas miopia ou hipermetropia. A outra opção: lentes tóricas, capazes de corrigir astigmatismo associado à miopia, pois possuem um formato cilíndrico com curvaturas em ângulos diferentes, capazes de corrigir o grau de astigmatismo.
Como encontrar a melhor lente para corrigir miopia?
Já sabemos, então, que as lentes de óculos indicadas para corrigir miopia são do tipo divergentes, também conhecida como côncavas. Já para as lentes de contato, as esféricas e tóricas são as indicadas, uma para corrigir miopia e hipermetropia e outra para corrigir astigmatismo com miopia, respectivamente.
Agora, após entender todas as opções de lentes para corrigir a miopia e cada uma de suas particularidades, está na hora de fazer uma pesquisa online para encontrar a melhor marca e preço disponíveis no mercado óptico. Aproveite então para conhecer as Lentes Tokai 1.76, consideradas as lentes em resina mais finas do mundo e, por isso, ideais para graus moderados e altos de miopia.
Só é necessário acessar a nossa home Lentes Mais Finas para encontrar todas as informações necessárias sobre essas lentes, além de resultados e depoimentos de quem usa. Além disso, também é possível calcular o valor para o grau da sua receita. Acesse nossa home e confira.
Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será publicado